BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?

A faixa de preço de até R$ 200.000 tornou-se um verdadeiro campo de batalha no mercado automotivo brasileiro. Nesse segmento, encontramos uma diversidade impressionante que vai desde sedãs médios até picapes intermediárias, mas o que realmente chama a atenção são os SUVs híbridos. Com o aumento da demanda por veículos que oferecem eficiência energética e sustentabilidade, os modelos híbridos têm conquistado espaço e, consequentemente, a competição entre eles se intensifica. No presente artigo, analisaremos quatro das opções mais populares: BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro, todos na categoria de SUVs híbridos, excluindo os híbridos leves (MHEV).

O cenário da disputa é dominado por fabricantes chineses, que têm investido pesado no mercado nacional. O Haval H6 One, por exemplo, é a versão de entrada do híbrido mais vendido do Brasil, comercializado a R$ 199.000. Já o BYD Song Pro, o único híbrido plug-in entre os competidores, aparece na versão GS, com preço de R$ 199.990. O GAC GS4, um novato que tem atraído a atenção dos consumidores, inicia sua trajetória a partir de R$ 191.990 na versão Premium (embora a versão Elite, de R$ 209.990, tenha sido utilizada para os testes). Por último, mas não menos importante, o Kia Niro, que é frequentemente esquecido, custa R$ 194.990 na configuração EX, a mais acessível (também testamos a versão SX Prestige, que custa R$ 219.990).

Ficou de fora dessa análise o Toyota Corolla Cross, que, com um preço superior a R$ 219.890, não se enquadra no nosso critério de seleção. O Omoda 5 HEV também não participou devido a um incidente que inviabilizou sua inclusão. Com um orçamento de até R$ 200.000, qual desses SUVs híbridos se destaca como o melhor para o consumidor?

4º Lugar – Kia Niro EX

Kia Niro
Kia Niro: estilo e personalidade, mas o menor em comparação aos concorrentesFernando Pires/Quatro Rodas

O Kia Niro se destaca pela sua dirigibilidade, apresentando uma condução que remete à eficiência alemã. Com uma direção precisa e uma suspensão firme, ele proporciona uma experiência de direção prazerosa, sem comprometer o conforto necessário para o uso urbano. Contudo, a motorização deste modelo é a mais modesta do comparativo, combinando um motor 1.6 aspirado com um motor elétrico, totalizando 141 cv e 27 kgfm. Essa configuração permite que o Niro acelere de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, cifras que, apesar de aceitáveis, não impressionam quando comparadas aos rivais.

O sistema híbrido do Niro, embora eficiente, depende de uma pequena bateria de 1,6 kWh para funcionar. Em nossos testes, o modelo conseguiu impressionantes 21,7 km/l na cidade e 20,2 km/l na estrada, o melhor consumo do grupo. No entanto, sua versão testada, a EX, não apresenta uma gama completa de equipamentos, o que prejudica sua classificação. Itens como ACC e alertas de pontos cegos estão ausentes, assim como um carregador por indução e um sistema de som mais robusto.

Interior do Kia Niro
Interior do Kia Niro: bom acabamento, mas falta espaço e tecnologiaFernando Pires/Quatro Rodas

Embora o Niro ofereça um bom acabamento interno, seu espaço é o menor entre os concorrentes, especialmente no porta-malas, que comporta apenas 425 litros. O modelo chegou ao Brasil em 2021 e, embora tenha suas qualidades, acaba ficando atrás da concorrência em termos de espaço e recursos tecnológicos.

Ficha Técnica – Kia Niro

Motor: gasolina, 1.589 cm³, 105 cv; elétrico, 43 cv; total: 141 cv
Bateria: 1,6 kWh
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: 442 cm x 182,5 cm x 154,5 cm; entre-eixos: 272 cm; peso: 1.394 kg; porta-malas: 425 litros.

3º Lugar – GAC GS4 Premium

GAC GS4
GAC GS4: espaço e conforto, mas com algumas limitações na versão PremiumFernando Pires/Quatro Rodas

O GAC GS4 Premium, que custa R$ 191.990, apresenta boas qualidades, mas é preciso considerar que, para se manter abaixo da faixa de R$ 200.000, ele perde alguns itens importantes em relação à versão Elite. A versão Premium não conta com retrovisores com rebatimento elétrico, teto solar, ou a conveniência de um porta-malas com abertura elétrica, além de um sistema de som inferior.

Apesar dessas limitações, o GS4 mantém recursos interessantes, como ACC, assistente de faixa e faróis full LED. O espaço interno é um dos pontos fortes do GS4, proporcionando amplo conforto para passageiros de estatura alta, além de um porta-malas de 638 litros, o maior do comparativo. O motor 2.0 combina potência e eficiência, totalizando 235 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, um desempenho que agrada aos motoristas que buscam um SUV ágil.

Ficha Técnica – GAC GS4 Premium

Motor: gasolina, 1.999 cm³, 140 cv; elétrico, 182 cv; total: 235 cv
Bateria: 2,1 kWh
Câmbio: automático, 2 marchas, tração dianteira
Dimensões: 448 cm x 190,1 cm x 166 cm; entre-eixos: 275 cm; peso: 1.673 kg; porta-malas: 638 litros.

2º Lugar – BYD Song Pro GS

BYD Song Pro
BYD Song Pro: a única opção com sistema híbrido plug-inFernando Pires/Quatro Rodas

O BYD Song Pro, que se apresenta como um modelo híbrido plug-in, combina um motor 1.5 aspirado com um motor elétrico, totalizando 235 cv. A bateria de 18,3 kWh permite uma autonomia elétrica de até 62 km, o que é um diferencial significativo em comparação aos concorrentes. Durante nossos testes, o Song Pro acelerou de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, o que é um ótimo desempenho para um SUV dessa categoria.

Contudo, o Song Pro requer recarga em redes elétricas externas para manter sua autonomia elétrica. Quando a bateria está baixa, o motor a combustão assume o controle, o que pode reduzir seu desempenho. No que diz respeito ao consumo, o modelo se destaca com médias de 15,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, números que agradam aos motoristas preocupados com a eficiência.

Ficha Técnica – BYD Song Pro GS

Motor: gasolina, 1.498 cm³, 98 cv; elétrico, 197 cv; total: 235 cv
Bateria: 18,3 kWh
Câmbio: automático, e-CVT, tração dianteira
Dimensões: 473,8 cm x 186 cm x 171 cm; entre-eixos: 271,2 cm; peso: 1.735 kg; porta-malas: 520 litros.

1º Lugar – GWM Haval H6 One

Haval H6
Haval H6: robustez e tecnologia em um só modeloFernando Pires/Quatro Rodas

O grande vencedor deste comparativo é o GWM Haval H6 One, que combina um motor 1.5 turbo com um motor elétrico, totalizando 243 cv. O desempenho é notável, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Além disso, o H6 se destaca pela sua eficiência no consumo, apresentando médias de 16,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.

Este modelo não só oferece um bom espaço interno, acomodando confortavelmente três passageiros no banco traseiro, mas também um porta-malas de 560 litros. O H6 One é equipado com uma série de recursos tecnológicos, incluindo um sistema multimídia de 12,3 polegadas, integração com Android Auto e Apple CarPlay, além de segurança reforçada com alertas de colisão e assistente de permanência em faixa.

Ficha Técnica – GWM Haval H6 One

Motor: gasolina, 1.499 cm³, turbo; elétrico; total: 243 cv
Bateria: 1,6 kWh
Câmbio: automático, 2 marchas, tração dianteira
Dimensões: 468,3 cm x 188,6 cm x 173 cm; entre-eixos: 273,8 cm; peso: 1.699 kg; porta-malas: 560 litros.

Considerações Finais

Em suma, o GWM Haval H6 One se destaca como o melhor SUV híbrido até R$ 200.000, oferecendo uma combinação robusta de desempenho, espaço e tecnologia. O BYD Song Pro, com sua proposta de híbrido plug-in, vem em segundo lugar, enquanto o GAC GS4 e o Kia Niro apresentam boas mecânicas, mas ficam atrás em termos de apelo nas versões de entrada. A decisão final depende das necessidades e preferências individuais de cada consumidor, mas não há dúvidas de que a concorrência nesse segmento está cada vez mais acirrada.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Qual é o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?

O GWM Haval H6 One se destaca como a melhor opção, oferecendo uma combinação robusta de desempenho e tecnologia.

O que é um híbrido plug-in?

Um híbrido plug-in é um tipo de veículo que pode ser recarregado através de uma fonte de energia externa, além de utilizar um motor de combustão.

Qual SUV híbrido tem o melhor consumo?

O Kia Niro apresenta o melhor consumo, com médias de 21,7 km/l na cidade.

O GAC GS4 vale a pena?

Sim, o GAC GS4 oferece um bom espaço interno e um motor potente, sendo uma opção sólida no segmento.

Quais fatores considerar ao escolher um SUV híbrido?

Considere o desempenho, a eficiência de combustível, o conforto interno e a lista de equipamentos.