Brasil Terá Onda de 15 Carros Híbridos Flex em 2026: BYD, Chevrolet, Fiat e Mais Lançam Novidades que Usam Etanol!

O mercado automotivo brasileiro está prestes a passar por uma verdadeira revolução em 2026. Com investimentos robustos na casa dos R$ 140 bilhões, o país se prepara para receber uma avalanche de novos modelos de carros híbridos flex. Essa nova geração de veículos combina o tradicional motor a combustão, adaptado para o uso de etanol, com a eficiência e a sustentabilidade da motorização elétrica.

A expectativa é que pelo menos 15 novos carros híbridos flex cheguem às concessionárias no próximo ano. Essa iniciativa representa um marco importante para a indústria nacional, sinalizando uma forte aposta em tecnologias que buscam reduzir emissões e o consumo de combustível, sem abrir mão da versatilidade que o etanol oferece aos consumidores brasileiros. A diversidade de marcas e modelos promete atender a diferentes segmentos e necessidades.

As montadoras chinesas, como a BYD, estão na vanguarda dessa transformação, mas marcas tradicionais como Chevrolet, Fiat, Citroën e Jeep também apresentarão suas apostas. Conforme informações divulgadas, a chegada desses veículos híbridos flex representa um passo significativo rumo a uma mobilidade mais limpa e eficiente no Brasil, com a promessa de novos avanços tecnológicos nos próximos anos.

BYD Lidera Inovação com Motorização DM-i Flex

A BYD, gigante chinesa no mercado de veículos elétricos e híbridos, já confirmou a chegada de novidades robustas para 2026. A motorização 1.5 DM-i, que une um motor a combustão de 1,5 litro com 98 cv (gasolina) a um conjunto elétrico de 197 cv, totalizando entre 223 cv e 235 cv de potência combinada, será o destaque.

Modelos como o novo Song Pro e o Yuan Pro PHEV já estão confirmados para receber essa tecnologia híbrida plug-in flex. Além disso, uma inédita picape intermediária, derivada do Song Pro e que será produzida na Bahia, também chegará equipada com o sistema. A BYD estuda ainda a aplicação da motorização DM-i flex em outros modelos, como o sedã médio King e o SUV médio Song Plus, embora estes ainda não tenham confirmação oficial.

Chevrolet Tracker e Montana: Aposta em Híbrido Leve 48 Volts

A General Motors (GM) anunciou que o primeiro modelo híbrido flex produzido no Brasil em 2026 será o Chevrolet Tracker. O SUV compacto receberá um motor 1.2 turbo de injeção direta aliado a um sistema híbrido leve de 48 Volts. Essa combinação é inédita globalmente e, por isso, os dados de potência e torque combinados ainda não foram divulgados.

A expectativa é que, após o Tracker, a Chevrolet Montana também ganhe o mesmo conjunto híbrido leve. No entanto, a picape eletrificada deve ter seu lançamento postergado para 2027, dando prioridade ao SUV.

Stellantis Expande Híbridos Leves com Fiat, Citroën e Jeep

A Stellantis também está com planos ambiciosos para 2026, focando em sistemas híbridos leves (MHEV) de 12 Volts. Os modelos Citroën Aircross e Basalt, equipados com o motor 1.0 turbo flex, receberão esse upgrade. Esses veículos utilizarão um superalternador de 4 cv e 1 kgfm, que assume as funções de alternador, motor de partida e sistema start-stop, auxiliando em momentos cruciais como partidas e acelerações.

O mesmo sistema híbrido leve flex de 12 Volts, com 130 cv, será aplicado à versão nacional do Fiat Grande Panda, que chega em 2026 para inaugurar a plataforma CMP no Brasil. A Fiat planeja lançar outros três produtos com essa tecnologia entre 2027 e 2029, incluindo novas gerações do Fastback e da Strada, além de um SUV de sete lugares.

A Stellantis também prepara a eletrificação de boa parte de sua linha produzida em Goiana (PE). A picape Fiat Toro e os SUVs Jeep Commander, Compass e Renegade receberão o conjunto T270 Hybrid, baseado no motor 1.3 GSE T4 turbo flex. Este sistema conta com um motor elétrico de cerca de 30 cv e 8 kgfm, alimentado por uma bateria de 0,9 kWh. O Renegade e o Commander, em particular, ganharão pequenos retoques visuais e o Renegade terá um interior renovado.

GWM Haval H6 e Toyota Yaris Cross Completam o Cenário

A GWM finalmente trará ao Brasil a versão flex de seu motor 1.5 turbo, que será aplicada a toda a gama do Haval H6, desde a versão HEV2 até o SUV cupê H6 GT. Atualmente, apenas com gasolina, o Haval H6 HEV atinge 243 cv e o PHEV chega a 393 cv. A expectativa é que o conjunto 2.0 PHEV do Tank 300 também se torne flex, mas para 2027.

O Toyota Yaris Cross já teve suas versões híbridas flex, XRE Hybrid e XRX Hybrid, apresentadas e em pré-venda. Equipado com um motor 1.5 aspirado flex em ciclo Atkinson, combinado com um conjunto elétrico de alta tensão e baterias de 0,7 kWh, ele entrega uma potência combinada de 111 cv com etanol. O sistema é semelhante ao do Corolla e Corolla Cross, mas com baterias de íons de lítio.

Caoa Chery Tiggo 5X e Jeep Avenger: Novas Opções Híbridas

A Caoa Chery lançará a partir do terceiro trimestre de 2026 o Tiggo 5X híbrido pleno (HEV). O modelo utilizará um motor 1.5 turbo com injeção direta de ciclo Miller, de 135 cv, em conjunto com um motor elétrico e bateria de alta tensão, sem necessidade de recarga externa. A potência combinada esperada é de 224 cv, e a configuração já virá adaptada para o uso de combustível flex.

O Jeep Avenger, com produção confirmada em Porto Real (RJ) para 2026, também chegará com o sistema T200 Hybrid de 130 cv, o mesmo motor 1.0 turbo flex híbrido leve de 12V encontrado em outros modelos da Stellantis. O lançamento do Avenger está previsto para o primeiro semestre de 2026.

A chegada desses carros híbridos flex em 2026 representa um divisor de águas para a indústria automotiva brasileira. Com um leque cada vez maior de opções, os consumidores terão a oportunidade de escolher veículos mais eficientes, econômicos e, principalmente, mais alinhados com as demandas ambientais atuais. A aposta em tecnologias flex, que aproveitam o potencial do etanol brasileiro, consolida o país como um mercado estratégico para a inovação em mobilidade sustentável.

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