BYD Dolphin Híbrido Plug-in Chega em 2026 com Mais de 260 cv e Consumo Impressionante de 55 km/l, Foco na Europa com Olho no Brasil

BYD Dolphin G 2026: O Futuro Híbrido Plug-in Desembarca em 2026

A BYD está se preparando para lançar uma nova estrela em seu portfólio: o BYD Dolphin G 2026. Diferente do popular Dolphin elétrico já conhecido no Brasil, esta nova versão chega com a tecnologia híbrida plug-in (PHEV), com desenvolvimento inicial focado no exigente mercado europeu. No entanto, a boa notícia para os consumidores brasileiros é que a chegada do modelo ao nosso país já é uma forte possibilidade, inclusive com a adaptação para o motor flex.

A confirmação veio diretamente de Stella Li, vice-presidente da BYD, em entrevista à publicação Autocar. Ela revelou que o lançamento na Europa está previsto para o próximo ano, com a missão de disputar mercado com nomes de peso como o Toyota Prius e o Volkswagen Golf GTE, ambos também híbridos plug-in. A expectativa é que o BYD Dolphin G 2026 traga um conjunto motriz capaz de entregar impressionantes 262 cv de potência.

Um dos grandes destaques do novo Dolphin G 2026 é a sua impressionante eficiência de combustível. A estimativa de consumo homologado é de cerca de 55,5 km/l, um número que o coloca em uma categoria de destaque no segmento de híbridos. Além disso, ele oferecerá uma autonomia puramente elétrica de até 90 km, o que é suficiente para a grande maioria dos deslocamentos urbanos diários sem a necessidade de acionar o motor a combustão.

Tecnologia Híbrida de Quinta Geração

O BYD Dolphin G 2026 deve herdar o conjunto motriz de ponta já visto no SUV Atto 2 DM-i. Essa tecnologia representa a quinta geração de sistemas híbridos da BYD, combinando um motor a combustão de 1.5 litro aspirado com um motor elétrico dianteiro de alta performance. O sistema é inteligente, operando tanto em modo série, onde o motor a combustão gera energia para o motor elétrico, quanto em modo paralelo, onde ambos trabalham juntos para impulsionar o veículo.

Embora a BYD ainda não tenha divulgado a ficha técnica completa para o hatch, os números do Atto 2 DM-i já dão uma excelente ideia do que esperar. A potência combinada de 262 cv promete um desempenho ágil, enquanto a eficiência de 55,5 km/l o torna um dos carros mais econômicos do mercado. A autonomia elétrica de 90 km, por sua vez, reforça a proposta de mobilidade sustentável e econômica.

Design e Dimensões Pensados para o Mercado Global

As informações da entrevista sugerem que o BYD Dolphin G 2026 pode ser o mesmo modelo flagrado em testes na China, com um escape traseiro visível e uma carroceria ligeiramente diferente do Dolphin elétrico que conhecemos. Com 4,3 metros de comprimento, ele será maior que o Dolphin elétrico atual (4,12 m), aproximando-se das dimensões do Volkswagen Golf. Essa mudança de porte visa atender melhor às expectativas do mercado europeu.

O design deve seguir a identidade visual “Ocean Aesthetics” da BYD, mas com adaptações aerodinâmicas para a plataforma híbrida. Isso inclui a necessidade de entradas de ar para o arrefecimento do motor a combustão de 1.5 litro, algo que não é necessário no modelo elétrico com sua grade frontal fechada. A produção está planejada para a nova fábrica da BYD na Hungria.

Oportunidade para o Brasil?

Ainda não há confirmação oficial de que o BYD Dolphin G 2026 será vendido no Brasil. Contudo, o sucesso do Dolphin elétrico por aqui e a recente ofensiva da marca com modelos como o King e o Song Pro (ambos DM-i) indicam um forte interesse no mercado nacional. Um hatch híbrido plug-in com consumo superior a 50 km/l poderia preencher uma lacuna importante na linha da BYD, caso o preço seja competitivo.

Vale lembrar que a BYD já confirmou que o Yuan Pro híbrido plug-in será um dos lançamentos da marca no Brasil em 2026. Além disso, a fabricante chinesa já possui o sistema híbrido plug-in flex pronto, que deverá estrear inicialmente no Song Pro no próximo ano. Esses movimentos reforçam a possibilidade de vermos o BYD Dolphin G 2026 adaptado para o nosso mercado em breve.