Caoa Chery: Recall Urgente para Tiggo 5X e Tiggo 7 Híbridos por Risco de Incêndio na Bateria 48V

Caoa Chery convoca mais de 17 mil unidades dos SUVs Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Hybrid para um recall de segurança devido a um potencial risco de incêndio. A falha está relacionada à fixação incorreta da bateria de 48V, componente essencial do sistema híbrido leve (MHEV) presente nos veículos.

A fabricante alerta que, em casos específicos, a má fixação dos terminais da bateria de 48V pode levar a um superaquecimento perigoso. Esse problema, se não for corrigido, pode resultar em danos aos componentes plásticos e ao chicote elétrico adjacente, com o risco de iniciar um incêndio no compartimento do motor.

Os proprietários dos modelos Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Hybrid fabricados entre junho de 2022 e setembro de 2025 devem ficar atentos a sinais de alerta. A Caoa Chery informa que o veículo pode apresentar oscilações no sistema start-stop, um cheiro de queimado vindo do motor ou a visualização de danos plásticos próximos à bateria de 48V.

Falha na Fixação da Bateria de 48V

A origem do problema, conforme divulgado pela Caoa Chery, reside em um torque de aperto abaixo do especificado nos terminais da bateria de 48V durante o processo de montagem. Essa condição pode gerar uma resistência elétrica elevada na região, culminando em superaquecimento.

O superaquecimento dos terminais é o gatilho para uma série de eventos que podem comprometer a segurança do veículo. O calor excessivo pode derreter as proteções plásticas e o chicote elétrico, elevando significativamente o risco de um princípio de incêndio.

Sinais de Alerta que os Proprietários Devem Observar

Para identificar precocemente um possível problema, os motoristas devem estar atentos a alguns indicadores. A fabricante lista a instabilidade ou o mau funcionamento do sistema start-stop como um dos primeiros sinais. Além disso, a percepção de um cheiro de queimado emanando do compartimento do motor é um alerta importante.

Outro ponto de atenção são os danos visíveis nos componentes plásticos que envolvem ou protegem a bateria de 48V. Qualquer alteração na aparência dessas peças pode indicar um processo de aquecimento anormal.

Solução Gratuita nas Concessionárias

A Caoa Chery já disponibilizou o atendimento em sua rede de concessionárias para solucionar a questão. O procedimento para os veículos convocados é gratuito para o consumidor.

A ação envolve uma inspeção minuciosa dos contatos da bateria de 48V, seguida pela aplicação do torque de aperto correto nos terminais e no aterramento. Caso a vistoria técnica revele danos causados pelo superaquecimento, a Caoa Chery efetuará a substituição gratuita das peças afetadas, incluindo a própria bateria, cabos de conexão e acabamentos plásticos danificados.

O tempo estimado para a realização do serviço é de aproximadamente 60 minutos, minimizando o transtorno para os proprietários.

Modelos e Chassis Envolvidos no Recall

O recall abrange um número considerável de unidades dos SUVs híbridos da marca. No total, 9.458 unidades do Tiggo 5X Pro Hybrid 48V e 8.259 unidades do Tiggo 7 Pro Hybrid 48V estão sendo chamadas.

Para o Tiggo 5X Pro Hybrid 48V, as unidades afetadas foram fabricadas entre 15/06/2022 e 26/09/2025, com chassis que vão de PB036056 a TB084508.

Já para o Tiggo 7 Pro Hybrid 48V, as unidades envolvidas foram produzidas entre 15/06/2022 e 13/10/2025, com chassis de PB004900 a TB075645. Este é o primeiro recall da marca para esta dupla de SUVs desde 2022, quando houve um chamado referente ao tubo distribuidor de combustível.