IPVA SP 2026: Calendário de Pagamento à Vista e Parcelado Começa em Janeiro com Novidades e Aumento de 2,51%

O ano de 2026 traz o novo calendário de vencimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em São Paulo, com o início dos pagamentos já em janeiro. Contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única, com ou sem desconto, ou parcelar o imposto em até cinco vezes.

As novidades para 2026 incluem a isenção do IPVA para motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, desde que estejam com o registro e licenciamento em dia. Essa medida visa beneficiar um público específico de proprietários de veículos de menor cilindrada.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) já disponibilizou a consulta dos valores venais e do imposto para 2026. O aumento médio do IPVA em comparação com 2024 foi de 2,51%, refletindo a valorização média dos veículos no mercado, conforme levantamento da Fipe. Conforme informação divulgada pela Sefaz-SP, o calendário de vencimento do IPVA 2026 em São Paulo inicia em 12 de janeiro.

Calendário de Pagamento do IPVA SP 2026

Para automóveis, caminhonetes, ônibus e motos, a primeira parcela ou a cota única com desconto tem início em 12 de janeiro, estendendo-se até o dia 23 de janeiro, de acordo com o final da placa do veículo.

Se a opção for pelo parcelamento em até cinco vezes, os pagamentos se iniciarão em janeiro e se estenderão mensalmente até maio. Por exemplo, um veículo com final de placa 1 terá vencimentos nos dias 12 de janeiro, 12 de fevereiro, 12 de março, 12 de abril e 12 de maio.

Para quem optar pelo pagamento à vista sem desconto, as datas de vencimento ocorrerão entre 12 e 23 de fevereiro.

Opções de Pagamento e Alíquotas

Os contribuintes podem realizar o pagamento do IPVA 2026 de diversas formas: pela internet, em terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou com cartão de crédito em empresas credenciadas pela Sefaz-SP. O pagamento na rede bancária credenciada exige apenas a informação do número do Renavam.

Em São Paulo, o pagamento via Pix também é uma opção, através de um QR code gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP. As alíquotas do IPVA para veículos particulares permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado, 1,5% para caminhões e 1% para veículos de locadoras.

Isenções e Aumento do Imposto

Continuam isentos de IPVA os veículos movidos a hidrogênio e híbridos com motor elétrico e a combustão flex até R$ 250 mil, além de ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural. A grande novidade para 2026 é a isenção para motocicletas, ciclomotores e motonetas com até 180 cilindradas em situação regular.

O valor médio do IPVA 2026 ficou 2,51% mais caro em comparação com 2024, segundo dados da Fipe, que analisou 13.571 modelos e versões de veículos. A pesquisa baseia-se nos preços de venda praticados no varejo em setembro/outubro de 2025.

Consequências do Atraso no Pagamento

Deixar de pagar o IPVA dentro do prazo estabelecido pode acarretar multas de 0,33% ao dia de atraso, com juros baseados na taxa Selic. Após 60 dias de inadimplência, a multa pode chegar a 20% do valor total do imposto.

A persistência na inadimplência leva à inscrição do débito na dívida ativa e à inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. Além disso, a falta de pagamento impede o novo licenciamento do veículo. Após o prazo limite do Detran-SP, o veículo poderá ser apreendido, gerando multa e sete pontos na CNH.

A Sefaz-SP disponibilizou a consulta dos valores venais e do imposto pelo Sivei, no site oficial, mediante o uso da senha gov.br. A frota total de veículos em São Paulo é de aproximadamente 30,1 milhões, sendo que 19,2 milhões estão sujeitos ao pagamento do imposto, enquanto 9,9 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Sair da versão mobile