Latin NCAP 2025: Kardian e Sportage 5 Estrelas Contra Yaris Cross e Basalt Zero! Veja os Carros Mais e Menos Seguros do Brasil

O cenário de segurança automotiva no Brasil em 2025 foi marcado por avaliações rigorosas do Latin NCAP, revelando um abismo entre os modelos mais seguros e aqueles que ainda precisam evoluir significativamente. Desta vez, SUVs e veículos com foco em tecnologia de assistência ao condutor se destacaram positivamente, enquanto outros apresentaram fragilidades preocupantes.

A entidade, que testa veículos comercializados na América Latina, elevou seus critérios, tornando a conquista das cinco estrelas um feito ainda mais relevante. A proteção para adultos e crianças, a estabilidade da estrutura em diferentes cenários de colisão e a presença de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) foram determinantes para a classificação final.

Confira a seguir um panorama detalhado dos carros que obtiveram o melhor e o pior desempenho nos testes de segurança do Latin NCAP em 2025, com informações cruciais para quem busca um veículo mais seguro no mercado brasileiro.

<h3Kardian se destaca com pacote de segurança evoluído

O Renault Kardian, um dos modelos que mais chamou atenção nos testes de segurança do Latin NCAP em 2025, alcançou uma performance notável. Seu excelente resultado está diretamente ligado à incorporação de um pacote de equipamentos de segurança mais robusto, especialmente após a introdução de sistemas avançados de assistência ao condutor na linha 2026.

Entre os recursos que contribuíram para a alta pontuação do Kardian, a frenagem autônoma de emergência se sobressai. Este sistema é capaz de detectar veículos, pedestres e ciclistas, atuando para evitar ou mitigar colisões. Além disso, o modelo conta com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade como itens de série, elementos essenciais para a segurança ativa e passiva.

Nos testes de colisão, o SUV apresentou uma estrutura estável em impactos frontais e laterais, garantindo níveis elevados de proteção tanto para ocupantes adultos quanto para crianças. A avaliação do Latin NCAP também foi positiva em relação à proteção para pedestres e à eficácia dos sistemas de assistência à segurança, quesitos que têm ganhado cada vez mais peso na classificação geral.

<h3Kia Sportage e Volkswagen Tiguan conquistam nota máxima

O Kia Sportage, já em dezembro de 2025, demonstrou sua evolução em segurança ao conquistar as cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. A performance do SUV sul-coreano foi elogiada dentro do novo protocolo, mais rigoroso, adotado pelo programa que avalia os veículos vendidos na América Latina.

Segundo a entidade, o Sportage ofereceu um alto nível de proteção para ocupantes adultos e infantis, com um desempenho consistente em impactos frontais e laterais. A estrutura da cabine foi considerada estável, o que assegura uma boa absorção de energia em diferentes tipos de colisão, minimizando os riscos para os passageiros.

O conjunto de sistemas avançados de assistência à condução também foi um ponto forte para o Sportage. O modelo está equipado com frenagem autônoma de emergência, assistentes de permanência em faixa, além dos já mencionados seis airbags e controle eletrônico de estabilidade, itens que impulsionaram sua pontuação no quesito assistência à segurança. Apesar de algumas observações pontuais dos avaliadores, o desempenho geral foi suficiente para garantir a classificação máxima.

O Volkswagen Tiguan, em sua nova geração importada do México, também alcançou as cobiçadas cinco estrelas na penúltima avaliação de segurança do Latin NCAP em 2025. O SUV médio apresentou um bom desempenho em todas as categorias avaliadas, incluindo a proteção de ocupantes adultos e infantis, e a segurança para usuários vulneráveis da via, como pedestres e ciclistas.

A estrutura do Tiguan foi considerada adequada nos impactos frontais e laterais, proporcionando níveis elevados de proteção aos ocupantes. O resultado positivo se deve, em grande parte, ao pacote robusto de segurança de série, que inclui seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de assistência à condução, como a frenagem autônoma de emergência. Esses recursos são cruciais no protocolo atual do Latin NCAP, que prioriza tecnologias de prevenção de acidentes.

<h3Modelos com desempenho abaixo do esperado no Latin NCAP

Nem todos os modelos testados em 2025 alcançaram resultados satisfatórios. O Toyota Yaris Cross, lançado no Brasil em novembro, obteve apenas duas estrelas na avaliação do Latin NCAP. A performance ficou abaixo do esperado, com um desempenho considerado apenas regular na proteção de ocupantes adultos e infantis.

Apesar de contar com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, o Yaris Cross perdeu pontos importantes devido à ausência ou funcionamento limitado de sistemas avançados de assistência à condução. Embora esses equipamentos estejam disponíveis em versões vendidas no Brasil, a falta deles em alguns mercados latino-americanos impactou a pontuação segundo o protocolo do Latin NCAP.

O órgão de segurança também apontou fragilidades na proteção do tórax do motorista em alguns tipos de impacto, além de falhas relacionadas à segurança infantil, fatores que contribuíram para a nota final. O resultado levanta um alerta para a necessidade de maior atenção aos sistemas de segurança de forma unificada em todos os mercados.

O Peugeot 2008, por sua vez, recebeu a decepcionante nota de uma estrela em um resultado divulgado em junho de 2025. O hatch compacto, importado da Argentina, apresentou um desempenho limitado na proteção dos ocupantes, com pouco mais de 40% de pontuação para adultos. A estrutura foi considerada instável em colisões frontais.

A ausência de airbags de cortina como item de série na versão testada também comprometeu a avaliação em impactos laterais, um fator decisivo para a nota final. Embora o Peugeot 2008 ofereça controle de estabilidade e quatro airbags de fábrica, o Latin NCAP destacou que tecnologias de segurança mais avançadas estão restritas às versões mais caras, o que penalizou o resultado geral. Em resposta, a Stellantis afirmou que o veículo atende às exigências legais de segurança vigentes na América do Sul.

A maior decepção de 2025, no entanto, foi o Citroën Basalt. O SUV cupê, fabricado em Porto Real (RJ) e lançado no segundo semestre de 2024, foi reprovado pelo Latin NCAP com nota zero. Os testes expuseram fragilidades significativas no modelo, que apresentou estrutura instável no impacto frontal e desempenho insuficiente na proteção dos ocupantes.

A proteção para adultos ficou abaixo de 40%, enquanto a segurança de crianças também mostrou falhas, especialmente em impactos laterais. A avaliação apontou ainda a ausência de airbags de cortina e problemas no funcionamento de sistemas de retenção, como o Isofix. A escassez de tecnologias de assistência à condução, como frenagem autônoma de emergência ou alerta de permanência em faixa, nem mesmo como opcionais, foi outro fator determinante para a nota zero.

Em nota, a Stellantis, controladora da Citroën, afirmou que o Basalt atende às normas de segurança exigidas pela legislação brasileira e internacional, destacando que o Latin NCAP adota critérios próprios, mais rigorosos. Essa discrepância ressalta a importância de os consumidores estarem atentos às avaliações de segurança independentes para fazerem escolhas mais informadas.