A nova geração da Toyota Hilux está cada vez mais próxima do Brasil, e as primeiras informações já indicam um salto significativo em segurança e tecnologia. A aguardada picape média, que tem lançamento previsto para 2027, acaba de obter a nota máxima em um dos testes de colisão mais rigorosos do mundo, o ANCAP.
Equipada com um pacote de segurança inédito e robustez comprovada, a Hilux 2027 reforça o compromisso da Toyota com a proteção dos ocupantes e de todos os usuários das vias. Além disso, a chegada ao mercado brasileiro trará uma nova era de motorizações, com opções que vão do tradicional diesel a soluções mais sustentáveis como a híbrida leve e a totalmente elétrica.
O desempenho nos testes de colisão e as inovações que a Hilux trará para o Brasil são temas que merecem atenção especial. Prepare-se para conhecer todos os detalhes que tornam esta nova geração um marco para o segmento de picapes médias.
Hilux 2027 conquista nota máxima em testes de segurança do ANCAP
A nova Toyota Hilux, prevista para chegar ao Brasil em 2027, demonstrou sua excelência em segurança ao conquistar a nota máxima de 5 estrelas nos testes de colisão do ANCAP (Australian New Car Assessment Program). Esta avaliação, realizada na Austrália e Nova Zelândia, é referência mundial e valida a robustez e confiabilidade da nova geração da picape média.
O resultado obtido é válido para a maioria das versões vendidas na Oceania, exceto a variante Rugged X, e sinaliza o alto padrão de segurança que os consumidores brasileiros podem esperar. Um dos grandes destaques que contribuíram para essa pontuação máxima foi a introdução de um airbag central, um dispositivo inovador projetado para prevenir o contato entre as cabeças do motorista e do passageiro em colisões laterais.
Tecnologia de segurança de ponta e proteção para todos
Para garantir a segurança exemplar, a Toyota Hilux 2027 vem equipada de série com um arsenal completo de airbags, incluindo frontais duplos, laterais e de joelho para o motorista. O pacote de segurança ativa, conhecido como ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems), é igualmente impressionante.
O sistema inclui frenagem autônoma de emergência (AEB) com capacidade de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas, além de assistentes de permanência e aviso de saída de faixa (LKA e LDW). O modelo também conta com sistema de manutenção de emergência de faixa (ELK) e um avançado sistema de assistência de velocidade (SAS), que lê placas de trânsito para auxiliar o condutor.
Nos testes detalhados, a proteção para adultos alcançou 84% (33,96 de 40 pontos), com boa proteção em impactos frontais e laterais. A proteção para crianças obteve um expressivo 89% (44 de 49 pontos), demonstrando segurança robusta para os pequenos. O sistema de AEB se mostrou eficaz com 82% na proteção a usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas.
Inovações e pontos de atenção na nova Hilux
A Toyota Hilux 2027 também se destaca pelo sistema de detecção de presença infantil (CPD) como item de série nas versões de cabine dupla. Utilizando sensores nos bancos traseiros, a tecnologia visa evitar que crianças sejam esquecidas no veículo, um recurso ainda raro no segmento de utilitários.
Contudo, o relatório do ANCAP apontou uma dedução de pontos devido à rigidez e altura da estrutura dianteira da Hilux, que pode representar um risco para ocupantes de veículos em sentido contrário. Além disso, foi observada uma falha ergonômica: a ausência de ancoragem top tether na posição central do banco traseiro, o que leva o órgão a não recomendar a instalação de cadeirinhas infantis nessa posição.
Multienergia: Hilux 2027 chega com opções híbrida e elétrica ao Brasil
A chegada da nova Toyota Hilux ao Brasil está programada para o início de 2027, com produção na fábrica argentina de Zárate prevista para o final de 2026. A grande novidade mecânica será a estratégia “multienergia”. Além do motor 2.8 turbodiesel, a picape receberá uma versão híbrida leve (MHEV) de 48V no segundo trimestre de 2027.
Futuramente, a Hilux também terá uma inédita versão 100% elétrica. Esta configuração elétrica contará com tração integral e dois motores totalizando 196 cv. No entanto, sua bateria de 59,2 kWh limita a autonomia a cerca de 240 km e a capacidade de reboque a 1.600 kg, indicando um foco em operações urbanas ou frotas específicas.

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