Novo Volkswagen Taos: SUV Mexicano Conquista 5 Estrelas Máximas no Latin NCAP com Segurança Avançada para Famílias

O Novo Volkswagen Taos acaba de receber a cobiçada classificação máxima de cinco estrelas no Latin NCAP, consolidando sua reputação como um SUV seguro. A avaliação, realizada sob o rigoroso protocolo 2020–2025, confirmou a excelência do modelo fabricado no México.

Essa conquista é um reflexo direto do investimento da Volkswagen em tecnologias de segurança ativa e passiva. O desempenho do Taos em diferentes cenários de impacto e em sistemas de assistência ao condutor foi amplamente elogiado pelos avaliadores do programa.

A robustez do Taos foi comprovada em testes que simulam colisões reais, garantindo tranquilidade para os ocupantes. A nota máxima se aplica a unidades do veículo fabricadas a partir de 28 de outubro de 2024, assegurando que as últimas melhorias de segurança estejam presentes.

Proteção Abrangente para Ocupantes

Em relação à proteção de ocupantes adultos, o Volkswagen Taos alcançou expressivos 90,69%, totalizando 36,28 pontos. Já a segurança para crianças foi avaliada em 89,80%, com 44,00 pontos, demonstrando a atenção da montadora em proteger os menores passageiros.

A estrutura da carroceria, baseada na plataforma MQB e com uso de aços de alta resistência, foi fundamental para a estabilidade da célula de sobrevivência em impactos frontais, laterais e contra postes. O ensaio de impacto frontal, realizado a 64 km/h, mostrou boa proteção para cabeça e pescoço, e proteção adequada para o tórax dos passageiros.

Tecnologia de Ponta em Assistência ao Condutor

O Taos impressionou também nos sistemas de assistência ao condutor, obtendo uma pontuação de 92,15%, o que equivale a 39,63 pontos. Isso se deve, em grande parte, ao pacote de segurança que vem de série em todas as versões do SUV.

O modelo conta com frenagem autônoma de emergência (AEB) em modos urbano e interurbano, além de AEB para detecção de pedestres. Seis airbags, alerta de frenagem de emergência (ESS) e controles de tração e estabilidade também são equipamentos padrão, contribuindo para a nota máxima.

Segurança Infantil e Proteção a Pedestres

A proteção a ocupantes crianças foi avaliada com o uso de dummies de 1,5 e 3 anos em cadeirinhas ISOFIX. Ambos os sistemas de retenção infantil (CRS) testados ofereceram proteção total em impactos frontal e lateral. O veículo dispõe de ancoragens ISOFIX como equipamento de série e cintos de três pontos em todas as posições.

No quesito proteção a pedestres, o Volkswagen Taos obteve 67,67% (32,48 pontos). A avaliação apontou variação na proteção oferecida por diferentes áreas do capô, com áreas marginais a boas, e vulnerabilidade na região do para-brisa e coluna A, mas proteção superior nas canelas.

Detalhes da Avaliação do Latin NCAP

O protocolo do Latin NCAP 2020–2025 avalia a segurança em quatro grupos principais: proteção a ocupantes adultos, crianças, pedestres e sistemas de assistência ao condutor. A nota final é determinada pelo menor índice entre esses quatro pilares.

Os testes incluem simulações de impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral a 50 km/h, impacto lateral contra poste a 29 km/h, além de avaliações do sistema AEB em diferentes condições e testes de instalação de cadeirinhas infantis. A confirmação da nota máxima para o Novo Taos reforça a segurança oferecida pela Volkswagen.