Conheça todos os detalhes do Ford Ka: versões, motores, consumo, equipamentos e segurança. Veja qual versão combina com você e descubra se vale a pena comprar!
1. Ford Ka S 1.0 MT
Características principais:
- Versão de entrada
- Motor 1.0 TiVCT 3 cilindros (80/85 cv)
- Câmbio manual de 5 marchas

Equipamentos:
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Vidros dianteiros elétricos
- Travas elétricas
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
Ideal para:
Quem busca um carro compacto, econômico e funcional para uso urbano.
2. Ford Ka SE 1.0 MT
Características principais:
- Mesmo motor 1.0 da versão S
- Leve incremento nos equipamentos

Equipamentos adicionais:
- Sistema de som com conexão Bluetooth e USB
- Limpador e desembaçador traseiro
- Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
Ideal para:
Quem busca um pouco mais de conforto e conectividade sem abrir mão da economia.
3. Ford Ka SE Plus 1.0 MT
Características principais:
- Motor 1.0
- Upgrade na conectividade e acabamento interno

Equipamentos adicionais:
- Central Multimídia SYNC 2.5 com tela de 6,5” sensível ao toque
- Android Auto e Apple CarPlay
- Comandos no volante
- Vidros elétricos traseiros
Ideal para:
Quem quer um carro básico com boa tecnologia e integração com smartphones.
4. Ford Ka SE Plus 1.5 MT / AT
Características principais:
- Motor 1.5 TiVCT (128/136 cv)
- Disponível com câmbio manual ou automático de 6 marchas
Equipamentos:
- Mesmos itens da versão 1.0 SE Plus
- Motor mais forte, ideal para estrada e uso misto
Ideal para:
Quem valoriza desempenho sem abrir mão de um hatch compacto.
5. Ford Ka Freestyle 1.5 AT
Características principais:
- Versão aventureira com suspensão elevada e estilo off-road
- Motor 1.5 TiVCT com 136 cv
- Câmbio automático de 6 marchas

Equipamentos adicionais:
- Altura livre do solo maior (18,8 cm)
- Barras de teto funcionais
- Rodas de liga leve exclusivas
- Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
- 6 airbags (em algumas versões)
- Central multimídia com comandos por voz
Ideal para:
Quem quer um carro urbano com visual aventureiro e mais robusto para encarar ruas esburacadas e viagens.
6. Ford Ka Titanium 1.5 AT
Características principais:
- Topo de linha da gama
- Motor 1.5 com câmbio automático

Equipamentos adicionais:
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Ar-condicionado digital automático
- Chave com sensor de presença e partida por botão
- Bancos com melhor acabamento
- Retrovisores com rebatimento elétrico
- Sensor de ré
Ideal para:
Quem quer o máximo de conforto, segurança e tecnologia num hatch compacto.
Motorização
- 1.0 TiVCT (3 cilindros)
Potência: 80 cv (G) / 85 cv (E)
Câmbio: Manual
Indicado para: Economia no dia a dia

- 1.5 TiVCT (3 cilindros)
Potência: 128 cv (G) / 136 cv (E)
Câmbio: Manual ou Automático
Indicado para: Melhor desempenho em uso urbano e rodoviário

Consumo (INMETRO)
| Motor | Urbano (G/E) | Rodoviário (G/E) |
|---|---|---|
| 1.0 MT | 13,3 / 9,3 km/l | 15,6 / 10,8 km/l |
| 1.5 MT | 11,7 / 8,4 km/l | 14,5 / 9,9 km/l |
| 1.5 AT | 11,2 / 7,7 km/l | 14,2 / 9,3 km/l |
Segurança
- Duplo airbag frontal e freios ABS de série
- Controle de estabilidade, tração e assistente de rampa nas versões superiores
- Seis airbags nas versões Freestyle e Titanium
- Nota zero no Latin NCAP (modelo sem ESC e airbags laterais) → vale atenção ao escolher versões mais seguras

Conclusão
O Ford Ka 2020 oferece uma ampla variedade de versões que atendem desde quem busca economia básica até quem quer mais segurança, conforto e conectividade. Sua dirigibilidade urbana, motorização eficiente e visual moderno ainda o mantêm competitivo no mercado de seminovos.
Contudo, a ausência de certos itens de segurança nas versões básicas é um ponto fraco, especialmente diante dos novos padrões do mercado. Para quem está de olho em um Ka usado, as versões Freestyle e Titanium são as mais completas e recomendadas, especialmente por oferecerem mais proteção e conforto.
Apesar de ter saído de linha, o Ford Ka 2020 ainda é uma opção sólida e confiável no mercado de usados.
Veja Também: Ford Ka

Sou apaixonado por carros e hoje atuo como editor do blog Monteiros Car, onde compartilho notícias, análises e novidades do mundo do automobilismo e tudo sobre carros clássicos e autoesportes.