Novo VW ID. Polo 2026 Elétrico Revela Potência de 211 cv, Autonomia de 450 km e Retorno do GTI

Volkswagen ID. Polo 2026: O Futuro Elétrico Acessível Chega à Europa

A Volkswagen oficializou os detalhes do seu aguardado hatch elétrico de entrada, o ID. Polo 2026. Com o objetivo de tornar a mobilidade elétrica mais democrática, o modelo promete um preço inicial de 25.000 euros, cerca de R$ 150.000 em conversão direta, e chega ao mercado europeu na próxima primavera. Este lançamento marca o início de uma nova era para a fabricante, com a estreia da plataforma MEB+.

O novo ID. Polo 2026 substitui a nomenclatura provisória ID.2all e traz consigo a emocionante notícia do retorno da icônica sigla GTI para o universo dos veículos elétricos. A Volkswagen reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade, apresentando um carro que combina tecnologia de ponta, desempenho e um design renovado.

Conforme informação divulgada pela Volkswagen, o ID. Polo 2026 é o primeiro de quatro novos modelos compactos elétricos que a marca planeja lançar. Ele estreia a plataforma MEB+, uma evolução da arquitetura modular focada em tração dianteira, simplificação de processos e maior eficiência energética, garantindo uma experiência de condução otimizada.

Desempenho e Autonomia para o Dia a Dia e Mais Além

No lançamento, o ID. Polo 2026 oferecerá três configurações de motor elétrico, todas com tração dianteira. As versões de entrada contarão com 116 cv (85 kW) e 135 cv (99 kW), alimentadas por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 37 kWh. Nestes modelos, a capacidade de recarga rápida (DC) será de até 90 kW.

Para quem busca mais performance e alcance, as opções topo de linha do Volkswagen ID. Polo 2026 trazem um motor de 211 cv (155 kW), associado a uma bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 52 kWh. Segundo a fabricante, este conjunto proporciona uma **autonomia de até 450 km** e suporta recargas rápidas de até 130 kW, oferecendo grande conveniência.

A bateria de maior capacidade utiliza a inovadora tecnologia cell-to-pack. Essa solução integra as células diretamente no pacote da bateria, eliminando módulos intermediários. O resultado é a **redução de peso e custo**, além de um aumento na densidade energética em cerca de 10%, otimizando o espaço e a eficiência.

O Retorno Lendário do GTI Elétrico

Para os apaixonados por esportividade, a Volkswagen confirmou o lançamento do Volkswagen ID. Polo 2026 GTI. Prevista para chegar um ano após o lançamento das versões regulares, esta versão especial promete entregar 226 cv (166 kW), resgatando o legado da sigla GTI na era da eletrificação e oferecendo uma experiência de condução emocionante e dinâmica.

Espaço Interno Surpreendente e Tecnologia Avançada

Apesar de manter as dimensões externas similares às do Polo a combustão, com 4,05 m de comprimento e 1,82 m de largura, o ID. Polo 2026 se destaca pelo aproveitamento superior do espaço interno. O entre-eixos de 2,60 m resulta em um habitáculo 1,9 cm mais longo que o do Polo atual, proporcionando **maior espaço para as pernas no banco traseiro**.

O porta-malas também impressiona, acomodando 435 litros, um volume comparável a SUVs compactos e significativamente maior que os cerca de 300 litros do modelo a combustão. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga salta para impressionantes 1.243 litros, mostrando a versatilidade do novo hatch elétrico.

Em termos de tecnologia, o Volkswagen ID. Polo 2026 integrará a nova geração de assistentes de condução da marca. O destaque é o sistema Travel Assist aprimorado, que oferece controle lateral e longitudinal do veículo, além de permitir mudanças de faixa automatizadas em rodovias. O pacote também inclui reconhecimento de semáforos e placas de pare, aumentando a segurança e o conforto.

Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, afirmou que o modelo marca o início de uma nova geração com “design renovado, operação intuitiva e características de condução de primeira classe”. A produção e as vendas na Europa terão início no próximo ano, com a missão de ampliar o acesso à mobilidade elétrica.

Volkswagen Considera Plano B Elétrico com Extensor de Autonomia

Paralelamente ao lançamento do ID. Polo elétrico, a Volkswagen estuda uma alternativa caso o modelo não atinja as expectativas. Nos bastidores, a fabricante trabalha em uma versão com extensor de autonomia (EREV). Nesse sistema, um motor a combustão atuaria exclusivamente como gerador de energia para a bateria, sem conexão mecânica com as rodas, similar ao sistema da Leapmotor.

Engenheiros já testam protótipos equipados com motores a combustão de dois e três cilindros, que seriam instalados na traseira da plataforma MEB Entry. Essa estratégia pode envolver a redução do tamanho da bateria para acomodar um tanque de combustível, eliminando a dependência exclusiva de carregadores externos e ampliando as opções para os consumidores.